sábado, 20 abril, 2024

Projeto Ideia Fixa promove ação socioeducativa em Goianésia

 

Atividade abrirá o cronograma de ações do projeto durante o Rally dos Sertões 2017

No dia 21 de agosto, as voluntárias do Projeto Ideia Fixa por um Sertão 100 Fome, Tânia Mara Carvalho e Ana Paula Moreno, vão realizar uma ação socioeducativa na Escola Municipal Imorvides Naves, no Bairro Primavera, na cidade de Goianésia, Goiás. O evento vai acontecer no turno tarde, por volta das 14h, envolvendo cerca de 107 alunos, sendo 56 meninos e 51 meninas. Com idades entre quatro e dez anos.

Segundo a diretora da escola, Conceição Aparecida dos Santos, o evento marcará a passagem do Rally dos Sertões por nossa cidade de forma lúdica e participativa. “Já conversamos muito com a Tânia Mara, conhecemos o projeto que já atuou em nossa cidade no ano de 2015. Antecipando ao evento estão sendo realizadas oficinas, atividades e dinâmicas, que são meios eficazes para provocar nas crianças uma reflexão maior sobre os temas Rally e Projetos Sociais, que na realidade abrangem muitas áreas. Eles estão muito empolgados e ansiosos para que este dia chegue logo. Destacamos a forma usada pelo Ideia Fixa ao falar de temas como higiene bucal, pessoal e até mesmo sobre respeito, amor ao próximo e até sobre o meio ambiente. Sem duvida será uma visita valiosa para nossa escola”, destacou Conceição (Tida).

A coordenadora e idealizadora do projeto Ideia Fixa, Tânia Mara, resume o objetivo da ação. “Trata-se de uma ação socioeducativa criada há mais de 15 anos, quando presenciei durante uma etapa dos Sertões, crianças se alimentando de lixo. Pensei: através das minhas viagens com o Rally, posso e devo fazer algo. Portanto, levar através destas ações amor, respeito, cultura e ensinamentos é algo que não se mensura e tornou-se uma prazerosa missão!”, concluiu.

A programação no local envolverá professoras, alunos e autoridades locais que também estarão presentes.

Vale destacar a inserção no cenário da ação, do JEEP RENEGADE, veículo que está sendo usado pelo Ideia Fixa para as viagens e transporte das doações. Ele sem duvida chamará a atenção das crianças e mexerá com o imaginário, por conta da semelhança com um carro de rali.

Parceiros do Projeto Ideia Fixa – Can-Am BRP – Perfumaria Emy – RNN Sports – SiG Comunicação – W3B Soluções Inteligentes – Cherry Contábil – Piffer e CIA – CRYF Empreendimentos – MALKA Exclusive – Revista PRÓMOTO – ALKO – Produtos de qualidade – ASA Alumínio – Visual Tecnologia de Sistemas – ASI – Associação Sul Mineira de Imprensa – Studio JG – Rotary Clube de Poços de Caldas – Salão e Estética Belíssima – Lavanderia da Marli – Arena Promoções e Eventos – Pague Menos

Sobre o Projeto Ideia Fixa

São 15 anos de uma ideia fixa que começou no sertão

Por conta de sua presença no Rally dos Sertões desde 1998, a jornalista Tânia Mara Matias de Carvalho se sensibilizou com a situação de fome de algumas comunidades do sertanejas do país. A pobreza vivida por essas pessoas a inspirou a escrever seu 1º. livro, intitulado “Cêis é rali, é?”, onde ela relata histórias e curiosidades sobre o Rally e sobre um Brasil até então, pouco conhecido.

Mesmo com o reconhecimento de seu livro, ela não se deu por satisfeita. Precisava e queria fazer mais pelos personagens que a inspiraram.

A jornalista Poços Caldense, relata em seus depoimentos que após presenciar uma cena de crianças aproveitando sobras em uma lata de lixo, num lugar qualquer do sertão. Decidiu que não poderia se aquietar e desde então leva, mesmo que para uma pequena fatia de necessitados, um pouco de alegria, atenção, ensinamentos e lembranças úteis.

Criou então o projeto “Ideia Fixa por um Sertão 100 Fome”, com o objetivo de arrecadar e entregar, pessoalmente, alimentos e outras doações às populações carentes das comunidades atingidas pela seca. Para dar início ao projeto, trocou exemplares do seu livro por cestas básicas e determinou o percurso a ser realizado para o começo da distribuição.

A determinação e a coragem desta mulher guerreira e destemida, comoveu não só aos amigos, como também empresários. E com o apoio recebido de muitos desses que acreditaram no seu potencial e na sua ideia, Tânia Mara pôde felizmente realizar seu objetivo.

O Projeto Ideia Fixa é um dos mais antigos e contínuos trabalhos sociais dentro das provas de rali no Brasil. São 15 anos de existência com números que impressionam.

Tendo percorrido mais de 480 mil quilômetros de estradas por este Brasil afora, o projeto deixou bem mais que poeira no ar, até o momento mais de 140 mil pessoas em 16 Estados já foram beneficiadas com doações que somam 209 toneladas entre móveis, roupas, calçados, alimento, brinquedos, água, kits de higiene bucal e pessoal e incluem ainda a distribuição de 160.000 livros novos e usados, para alunos de diversas escolas de cidades que fizeram parte dos roteiros por onde o Projeto já passou.

E ela segue firme no seu propósito solidário, realizando mais uma etapa do projeto durante o Rally dos Sertões que acontece entre os dias 19 e 26 de agosto próximo.

Na ocasião serão distribuídos os kits Ideia Fixa pela Educação e Cultura, Sorria para o Rally e Ideia Bela,  contendo livros de histórias infantis,  folheto explicativo sobre higiene bucal, creme dental, escova, produto higiene pessoal, enfeites em EVA e um bicho de pelúcia. Toda ação deverá beneficiar por volta de 1300 crianças durante o Rally e as comunidades que receberão estas doações estão localizadas nos estados que receberão a prova este ano, ou seja Goiás e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e não necessariamente nas cidades por onde o Rally passará.

Verifique também

Ação do Projeto Ideia Fixa pela Cultura realizada em Conchal foi um sucesso!

Com o objetivo de levar um pouco da cultura poços-caldense através de seus livros, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *