sexta-feira, 5 junho, 2020

Com parcerias de sucesso, persistência e muita determinação Projeto Ideia Fixa deixa rastro solidário pelo Brasil

O Projeto Ideia Fixa era um sonho e acabou se transformando em um projeto de vida, tamanho o envolvimento e a dedicação necessárias para realiza-lo! E lá se vão 13 anos de ações desde julho de 2002, quando as ideias foram literalmente colocadas em pratica.

Os números são crescentes e até o momento mais de 129 mil pessoas foram beneficiadas com doações diversas que somam perto de 201 toneladas de doações, além da distribuição de 152 mil livros para alunos de diversas escolas de cidades que fizeram parte dos roteiros por onde o Projeto já passou. Tendo percorrido mais de 390 mil quilômetros de estradas por precisamente 16 estados.

Tudo começou com uma “ideia” da jornalista Tânia Mara Matias de Carvalho em beneficiar comunidades de “sertanejos” que encontrou pelo caminho em diversas participações em ralis.

E com a participação em mais um Rally dos Sertões, o projeto fez sua parte solidária, quando beneficiou em torno de 1.200 pessoas, entre adultos e principalmente crianças com as doações distribuídas entre: roupas novas e usadas, toalhas de mesa plásticas, sapatos, brinquedos, revistas Prómoto, Kits de higiene bucal Sorria para o Rally e Implar, sucos, bolachas, chocolates M&M´s, muitos kits Ideia Bela contendo shampoo, cremes, desodorantes, perfumes, livros, giz de cera, pastas plásticas, além de material escolar e muitos outros itens que somaram a quantia de R$ 23.000,00, cuidadosamente transportados pelo FIAT FIORINO, utilizado este ano, pela equipe do projeto.

De Goiás ao Paraná, passando pelo Mato Grosso e São Paulo e ainda no retorno a Minas Gerais, foram percorridos 5.000 quilômetros. Um desafio, uma aventura e uma grande missão a ser cumprida. A tarefa de levar cultura, solidariedade, noções básicas de higiene bucal e esporte, representando equipes que disputavam o Rally, além de grandes empresas, era de muita responsabilidade.

A programação solidária teve início no CEVAM – Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser, em Goiânia. A instituição que abriga meninas, mulheres e adolescentes vítimas de violências diversas, abriu suas portas para a apresentação do Teatrinho de Fantoches do Tupício e sua turma. Após foi servido um lanche ofertado pelo projeto, além de sessão de maquiagem e distribuição das doações.

Ainda no estado de Goiás, a cidade de Paranaiguara recebeu a visita do Ideia Fixa. Alunos do EMOB – Educandário Municipal “Oscar Bernardes” receberam a equipe do Ideia Fixa e comemoraram a volta as aulas em grande estilo.

Pela primeira no vez o estado do Mato Grosso do Sul fez parte do roteiro do Rally e consequentemente das ações do projeto. Crianças da cidade de Aparecida do Taboado, receberam brinquedos novos e surpreenderam-se com  a visita inesperada.

Já dentro do estado de São Paulo as cidades beneficiadas foram; Cuiabá Paulista que mais parecia uma cidade nordestina pelas suas características e Euclides da Cunha Paulista que recebeu o Ideia Fixa de braços abertos e com uma enorme e inesperada recepção, com direito a homenagens e a ilustre presença da Prefeita Camila Teodoro Nicácio de Lima, de apenas 26 anos. Como parte das surpresas as crianças cantaram como gente grande, regidos por professoras dedicadas, que se esmeraram para fazer uma recepção comovente, tocante e inesquecível.

Na Escola Municipal Olavo Bilac localizada em Foz do Iguaçu, as crianças paranaenses também se deliciaram e riram muito com o teatrinho do Tupício, encenado por Tânia Mara, porém gostaram mesmo quando foram para o pátio rodeado de árvores e que abrigava o Fiorino e muitos presentes para todos eles. O destino final da competição era Foz do Iguaçu para os competidores, mas para o Ideia Fixa não!  A cidade de Jataizinho no Paraná, fazia parte do roteiro na viagem de volta. A programação foi marcada pela entrega de doações diversas para todos os 180 alunos do período matinal, do pré ao 5o. ano, inclusive para as professoras da Escola Municipal Professor Vicente Rodrigues Monteiro.

Para Edu Abreu, que completava sua 7a. participação no Rally dos Sertões dentro do Ideia Fixa e foi o responsável por conduzir o carro, por todos estes quilômetros percorridos, além de organizar a carga, fotografar, filmar e ainda alegrar a criançada, o mais importante nem é o ato de entregar as doações, mas a alegria, as lições e tudo de bom que o projeto leva e deixa nos lugares visitados.

“O Rally dos Sertões passou por muitas mudanças desde a minha primeira participação como assessora de pilotos em 1998. Porém, o que não mudou, só melhorou e se aprimorou a cada ano, foi a preocupação em deixar uma marca por onde a competição passa e em muitas cidades no entorno. Vale acrescentar que, nestes 14 dias de viagem destinadas ao trabalho solidário, a experiência se mostrou bastante positiva.
Nossas ações agregam pontos positivos na história do Rally e somam muito a todas as atividades oficiais realizadas pela organização!” Onde chegávamos as pessoas esperavam pela passagem da caravana do Rally, com entusiasmo, curiosidade e muita alegria. Vale destacar que em várias cidades contamos com a presença dos secretários de educação, vereadores e até prefeitos em nossas ações, o que mostrou nitidamente a valorização e a importância de nosso trabalho!” Explicou a idealizadora do Projeto Ideia Fixa, Tânia Mara Carvalho, protagonista de muitos episódios gravados na memória de cada beneficiado com estas visitas e consequentemente com estas doações.

DSC00530 (Copy) DSC00525 (Copy) DSCN9066 (Copy) DSCN9097 (Copy) DSCN9182 (Copy) DSCN9188 (Copy) DSCN9324 (Copy) DSC00689 (Copy) DSCN9498 DSC00726 (Copy) Cuiaba Paulista alta (19) Cuiaba Paulista alta (23) Cuiaba Paulista alta (105) DSC00368 DSC00528 saindo de euclides (5) saindo de euclides (28) saindo de euclides (23) saindo de euclides (17) saindo de euclides (22)ideia bela  (1) doações (5) doações (6)

Além disso, verifique

Os Fantoches invadem a MIA – Mostra de Artes Integrada

Dando continuidade à semana agitada do Projeto Os Fantoches do Ideia Fixa Invadem as Praças …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.