Idéia Fixa doa livros para o Era uma vez…

Na ultima terça feira dia 18, integrantes do projeto Era uma vez…, receberam livros de histórias infântis (Fundação Educar DPASCHOAL) que serão utilizados nas ações desenvolvidas por eles.
O contato entre os dois projetos foi realizado durante a III Feira do Livro relizada este ano. E deste contato nasceu uma parceria que já está gerando frutos.
Sensibilizados pelos relatos feitos pela Presidente do Idéia Fixa, Tânia Mara, quando da realização de uma míni palestra, eles se uniram e partiram para arrecadação de livros, revistas e outras doações que serão distribuídas já nesta etapa.
“Ficamos felizes com a entrega dos livros, que temos a certeza será muito bem aproveitado por eles, porém, sentir que conseguimos novos voluntários para o Idéia Fixa, foi muito gratificante.”, comentou Tânia.
Conheça um pouco do valioso trabalho destes jovens!

O Era Uma vez… é um projeto de Extensão Universitária da PUC – Poços de Caldas, vinculado ao curso de Fisioterapia, porém interdisciplinar. Com o apoio da PROEX (Pró Reitoria de Extensão da PUC_MINAS o projeto começou a 4 anos contando histórias e emprestando livros levando o mágico poder de descontração das histórias para as crianças e jovens da ala pediátrica da Irmandade da Santa Casa de Poços de Caldas. Com o tempo, percebemos que nem só as crianças têm sua dor amenizada pelas histórias, nem só no hospital podemos melhorar o ambiente com nossos contos e risos. O projeto cresceu, seus personagens aumentaram, provavelmente motivados pela alegria que acompanha o ato de contar histórias e aos poucos os contadores e suas histórias foram encantando pacientes, enfermeiras, médicos, familiares, jovens, adultos, idosos, etc.
Há um ano o Era Uma vez …conta historias também na Hemodiálise da Santa Casa onde há roda de prosa ao facilitar a integração de seus participantes ameniza o incomodo provocado pelo tratamento. No primeiro semestre foi iniciada também uma roda de prosa no asilo Vinha do Senhor que aos pouquinhos vai descobrindo formas de manter a atenção e acolher as dificuldades trazidas pelo abandono e pela velhice. Tentar desfocar à atenção da dor e do sofrimento também é o trabalho dos voluntários que visitaram os pacientes da U.T.I da Santa Casa.
Já com os jovens do Galpão das Artes as historias são levadas para incentivar a leitura e a reflexão. O formato de oficinas busca facilitar a expressão e motivar esses jovens a escreverem sua própria história. Também com o intuito de incentivar a leitura e proporcionar um espaço de entretenimento e integração social a história foi levada para também para a Feira do Livro de Poços de Caldas e no Parque Municipal, onde contagiou a alegria das famílias que estavam por lá no ultimo domingo do mês de maio e junho..

Os resultados do projeto são muitos, colhidos ao longo do semestre por todos os envolvidos. São expressos por sorrisos, abraços e longas conversas que declaram naturalmente no desenvolver das ações o prazer de ouvir histórias e esquecer de todo o resto, ainda que por um instante.

Veja as fotos
http://www.flickr.com/photos/ideiafixa/ Conclusão Assessoria & Comunicação

Verifique também

Ação do Projeto Ideia Fixa pela Cultura realizada em Conchal foi um sucesso!

Com o objetivo de levar um pouco da cultura poços-caldense através de seus livros, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *