Membros de Expedição doam livros na Bahia

Parceiro do Projeto Idéia Fixa parte para expedição na Bahia
500 livros de histórias infantis serão doados

A exemplo do que foi realizado entre 2007 e 2008, o Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME) organizou a 2ª Expedição Serra do Calcário, que acontece no período de 27 de dezembro de 2010 a 3 de janeiro de 2011.

 

O objetivo principal da 2ª Expedição Serra do Calcário é dar continuidade ao reconhecimento da área, com ênfase na prospecção, descoberta e documentação das cavidades. Porém, uma ação do grupo merece destaque: a distribuição de 500 livros de histórias infantis para crianças que vivem nas imediações dos locais a serem visitados.

Na primeira ação, realizada em parceria entre o GPME e o Projeto Idéia Fixa pela Educação & Cultura, foram distribuídos livros, roupas, brinquedos e até computadores, o que fez a alegria não só de crianças, mas de educadores e moradores que gentilmente recepcionaram os membros da expedição.

Este ano, a expedição vai ter como base a Escola Rui Barbosa, localizada na sede do município de Central (BA), e conta com o apoio da Secretaria de Educação da cidade. “Merece destaque o excepcional trabalho realizado na área de espeleologia, realizado por todos os participantes da expedição. Porém, devemos destacar a preocupação deles com as pessoas do lugar. Com a doação dos livros, eles estão plantando sementinhas de educação e cultura que com o tempo irão desabrochar. Nós do Idéia Fixa agradecemos a parceria e desejamos toda sorte do mundo para vocês do GPME!”, destacou Tânia Mara.

Sobre a Serra do Calcário

A Serra do Calcário possui alta densidade de cavidades naturais subterrâneas (Cavernas Grutas e demais sinônimos), com a maior parte do seu potencial espeleológico ainda desconhecido. 

Formada em calcários Una, a Serra do Calcário abrange os municípios de Central, Itaguaçu da Bahia e Jussara, ao norte da Chapada Diamantina, entre Irecê e Xique-Xique. Possui afloramentos com extensão aproximada leste-oeste de 16 km e norte-sul de 3,5 km, com amplos campos de lapiás (relevo característico da dissolução do calcário), associados à vegetação típica da caatinga, formando um belo conjunto cênico.

Pela segunda vez a região está recebendo uma expedição de maior porte, já tendo sido alvo de 7 pequenas expedições a partir do ano de 2000. Na ultima edição, Expedição Serra do Calcário 2007/2008, foram descobertas e mapeadas 8 cavidades.

 Até o momento, 35 cavidades foram exploradas pelo GPME em diversas partes da Serra do Calcário e, destas, 12 cavidades foram mapeadas (os levantamentos topográficos foram iniciados a partir de 2004).

 Para maiores informações, contato através do e-mail: [email protected]
www.gpme.org.br

www.blog.gpme.org.br

Verifique também

Ação do Projeto Ideia Fixa pela Cultura realizada em Conchal foi um sucesso!

Com o objetivo de levar um pouco da cultura poços-caldense através de seus livros, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *