Idéia Fixa encerra de forma positiva primeira parte da 27ª etapa

Idéia Fixa encerra de forma positiva primeira parte da 27ª etapa
Projeto visitou escolas rurais em rota paralela ao Rally dos Sertões

O Rally dos Sertões chega ao seu final. Nos carros, vitória da dupla formada pelo piloto sul-africano Giniel de Villiers e pelo navegador alemão Dirk Von Zitzewitz; nos caminhões, o bicampeonato para Edu Piano. Bicampeonato também nas motos, com a vitória de José Helio, e nos quadriciclos mais um bicampeão, Robert Naji Nahas. E vitória ainda para os voluntários do Idéia Fixa, Tânia Mara e Edu Abreu, que encerraram a primeira parte da 27ª etapa do Projeto com resultados extremamente positivos.

Algumas visitas em escolas rurais, numa rota paralela a que o Rally percorreu, foram muito marcantes, a exemplo do que ocorreu na Escola São Raimundo, localizada às margens da BR 116, no bairro Baixa Verde, pertencente à cidade de Iço, no Ceará.

Da pista, Tânia avistou a escola, que apresentava instalações muito precárias. Telhado em péssimo estado, paredes e portas aos cacos e algumas crianças na faixa dos quatro aos oito anos estavam do lado de fora. Chamaram então pela professora, para que o objetivo da parada naquele lugar fosse explicado. E não é que alguns adultos que por ali estavam já sabiam que eles eram do Rally? Os voluntários entraram, brincaram, explicaram e começaram a distribuição dos kits de higiene bucal, Sorria para o Rally.

Uma das crianças decidiu agradecer a inesperada visita de uma forma inusitada. Era o garotinho Jailson Lucas Guimarães, de apenas 4 anos. Ele entoou cânticos religiosos regionais, fez uma oração pelos voluntários e disse pelo menos o nome de uns 20 santos da igreja católica. E para completar, ainda disse que vai ser Padre, decisão que tomou desde que começou a falar, ainda muito pequeno. “Ficamos em estado de choque. E olha que nós achávamos que já tínhamos visto de tudo por este sertão afora. Um pouco antes, em uma outra escolinha rural, nos deparamos com um garotinho de oito anos que lia muito melhor que muitos jovens que freqüentam universidades na cidade grande. Fiquei muito emocionada e mais uma vez creio que cada um deve fazer a sua parte, nem que seja ínfima. Os resultados aparecerão a médio e a longo prazo, não importa. A curtíssimo prazo, quem ganha somos nós, com experiências tão enriquecedoras”, comentou Tânia Mara.

No dia 29/06, ainda bem cedo, tem início a segunda parte desta etapa. É quando a viagem de volta começa. No roteiro diferente do que já foi percorrido, será a vez das comunidades carentes dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia receberem os kits de higiene bucal e as panelas de alumínio com arroz e feijão. “Reservamos uma parte da carga para a viagem de volta. Passaremos novamente este ano pela BR 101, onde crianças imploram por doações à beira da rodovia, correndo todos os riscos em troca de muito pouco”, completou Edu Abreu.

Pouco mais de 1.500 pessoas serão beneficiadas com os 540 kits de higiene bucal dados pelo Projeto Sorria para o Rally, que contem creme dental, escova, folheto explicativo, 01 brinquedo, 02 livros de histórias infantis cedidos pela Fundação Educar D”Paschoal ao Projeto Idéia Fixa pela Educação + 400 pacotes de bolachas, 300 panelas em alumínio, cada uma com 1kg de arroz e 1kg de feijão + 02 livros de histórias, 2.000 peças de roupas usadas, 500 peças de roupas novas para adultos e crianças, sapatos, bicicletas, colchões, cestas básicas, além de produtos de higiene e limpeza (Johnson Diversey).

O final desta etapa está previsto para o dia 02 de julho, data em que a idealizadora do Idéia Fixa Tânia Mara comemora seu aniversário.

Patrocinadores do Projeto Idéia Fixa:
Artfix, Conclusão Assessoria & Comunicação, Clipping Service, Fundação Educar DPASCHOAL, Goodyear, Renault do Brasil, RNN Sports.

Apoiadores:
3 Dmedia Comunicação, DOUBLE X, Galdino WS (http://www.galdino.ws), Johnson Diversey, Jornal Trilha Veloz (www.trilhaveloz.com.br), Performance Academia, Perfumaria Emy, Sig Com, Tendas Kagê e Site SuperLicença (www.superlicenca.com.br).

Crédito das Fotos: Tânia Mara Carvalho e Edu Abreu

Graciela Mayrink
Assessoria de imprensa
(21) 8173-9667

Projeto Idéia Fixa
www.projetoideiafixa.org
(35) 9162-7707
Idéia Fixa

Verifique também

Jornalista comemora sucesso de seus projetos na área cultural e social na cidade

A jornalista poços-caldense Tânia Mara Carvalho, que há mais de 24 anos atua em diversos …