Diversidade de clima e de regiões marcam a 23a etapa do Projeto Idéia Fixa

Em pouco mais de 3.800 km percorridos entre os estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco chega ao final a 23ª etapa do Projeto Idéia Fixa iniciada na cidade de São Sebastião do Passé, no recôncavo baiano.

A ação começou com a distribuição de 15.000 livros de histórias infantis, doados pela Fundação Educar DPASCHOAL e teve continuidade com diversas ações realizadas em escolas rurais e comunidades carentes ao longo desses estados.

Em algumas regiões, muita chuva. Em outras, muita seca. Em 10 dias de viagem, foi possível conhecer os diferentes costumes e a grande capacidade de adaptação dos moradores de vilarejos espalhados em meio a regiões quase desertas e sem condições mínimas de serem habitadas.

Para muitas famílias a cesta básica doada pela Equipe RNN Sports e as sacolas de roupas,calçados e produtos de higiene e limpeza, foi um presente de “Deus”, já que a carência era explicita. Mas muito mais que doações e momentos de muita emoção para esta gente,estas pessoas receberam atenção, carinho e respeito. Além é claro do objetivo principal que é o de levar, mesmo que em doses homeopáticas, um pouco de cultura e educação através de palestras e entrega dos livros de histórias infantis .

Alguns destes vilarejos já haviam sido visitados pela equipe do Idéia Fixa e os progressos apresentados por crianças e adultos que participaram das ações desenvolvidas, pode ser visto a olhos nus.Em algumas destas escolas foram montadas”mini” bibliotecas e o habito da leitura passou a ser desenvolvido por crianças que anteriormente mal tinham acesso a um pedaço de papel para escrever.

“As atividades ligadas à educação implantadas desde a primeira etapa do Projeto Idéia Fixa realizada em dezembro de 2002, mostram que estamos no caminho certo. Com a doação de pouco mais de 60.000 livros, distribuídos entre usados e os novos doados pela Fundação Educar DPASCHOAL, além dos estudos aprofundados das necessidades culturais e educacionais apresentadas pela população estudantil assistida, fizeram com que colhêssemos frutos muito proveitosos e a certeza de que aos poucos estamos conseguindo atingir grandes objetivos.”, comentou Tânia Mara, diretora do Projeto.

O árido Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais foi uma das regiões que mais surpreenderam Tânia Mara Carvalho e Eduardo Abreu nesta etapa. Famílias inteiras buscam de qualquer forma sobreviver ao calor, a falta de chuva e a desventura de viver sobre um solo improdutivo.

Porém muitas destas situações podem ser claramente explicadas. Queimadas assolam a região,fazendeiros incendeiam grandes áreas com objetivo de transforma-las em pasto, após terem arrancado quilômetros e quilômetros de florestas nativas.Com isto a região cada vez mais, passa a sofrer com erosões, falta de água e a infertilidade irreversível do solo.

Para Eduardo Abreu, cada etapa do Idéia Fixa é um grande aprendizado não só para as pessoas beneficiadas com o Projeto, mas para cada um dos voluntários.”Conhecemos muitas regiões e pessoas diferentes,assistimos a demonstrações de capacidade de superação de pessoas que nem sequer aparecem nos números do IBGE, mas vemos também o descaso de outros que por incrível que pareça desconhecem a necessidade em respeitar o meio ambiente o quanto antes, para que tragédias climáticas deixem de ocorrer.”, concluiu.

Patrocinadores:
Artfix,Clipping Service,Equipe Petrobras Lubrax,Goodyear do Brasil,Renault e RNN SPORTS.

Apoiadores:
SIG Comunicação, Johnson Diversey, DoubleX, Tendas Kagê, www.autoterra.com.br
Idéia Fixa

Verifique também

Ação do Projeto Ideia Fixa pela Cultura realizada em Conchal foi um sucesso!

Com o objetivo de levar um pouco da cultura poços-caldense através de seus livros, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *