O Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME) organizou na cidade de Central, na Bahia, entre os dias 27 de dezembro de 2007 e 03 de janeiro de 2008, a Expedição Serra do Calcário. Esta foi a primeira vez que a região recebeu uma expedição deste porte, já tendo sido alvo de outras 6 pequenas a partir do ano de 2000.
Até o momento, 25 cavidades foram exploradas em diversas partes da Serra do Calcário, sendo que destas, apenas 15 foram mapeadas. O objetivo dessa edição foi o de ampliar os conhecimentos sobre a área, com ênfase aos levantamentos topográficos que tiveram início à partir de 2004.
Porém os 19 espeleólogos ainda tiveram tempo para transformarem-se em voluntários. Como a expedição se alojou na Escola Rui Barbosa, teve a colaboração incondicional da Diretora da instituição, Sra. Carmelia Ferreira Machado, que não mediu esforços para apoiar os visitantes, alem do significativo apoio da Prefeitura Municipal.
Em retribuição, os membros do grupo levaram muitas doações, entre roupas, calçados, brinquedos, livros de histórias infantis e até computadores. “Comecei uma campanha de arrecadação no prédio em que moro em Pinheiros, São Paulo”, comentou Nina Hochereiter, uma das participantes da expedição e entusiasmada voluntária do Idéia Fixa. “Aos poucos, a notícia se espalhou e consegui doações de diversos amigos, e entre eles uma doação valiosa do Projeto Idéia Fixa pela Educação, que nos cedeu em torno de 500 livros de histórias infantis, que completaram a alegria das crianças de Central”.
Patrocínio: Terran – Campinas.
Mais informações: [email protected] ou pelo celular (11) 7379 5969.
Idéia Fixa