segunda-feira, 20 maio, 2024

Projeto Idéia Fixa faz doação à Sopa Fraterna em Gurupi – TO

Projeto Idéia Fixa faz doação à Sopa Fraterna em Gurupi – TO

Ações tiveram início na tarde de ontem em Cariri do Tocantins

Mesmo estando a alguns dias na estrada, as ações do Idéia Fixa só tiveram início na tarde de ontem dia 19/06, na Escola Municipal Divina Rodrigues Borges, na cidade de Cariri do Tocantins. Foram distribuidos livros de historias infantis e pipocas doces para as crianças de uma sala escolhida pelos voluntários. A escola está sendo cadastrada e passará a receber uma quantidade maior de livros à partir da 28ª etapa que acontecerá durante o mês de setembro.

E nesta sexta-feira (20), uma comissão de coordenação da Sopa Fraterna recebeu na casa da idealizadora do movimento, Sonja Cáthia os voluntários do projeto, o casal Tânia Mara e Eduardo Abreu, e ofereceu para a imprensa um café da manhã com iguarias típicas do Tocantins.

O encontro marcou a 6ª edição da “Parceria do Bem” entre a Sopa Fraterna e o Idéia Fixa. De acordo com Sonja Cáthia, com as doações de livros educativos, em visitas anteriores, foi possível a criação do “Cantinho da Leitura” e a motivação para se criar uma biblioteca no Movimento. Da última vez que Tânia e Edu Abreu estiveram em Aliança, onde é desenvolvido o Movimento da Sopa, organizaram uma competição cultural e levaram na bagagem: livros, brinquedos, roupas, colchões, kits de higiene bucal dentre outras. “Quando o furgão Renault Master do projeto passa a comunidade já reconhece e sabe que ali vem também alegria e solidariedade”. comentou Sonja.

Idéia Fixa

A preocupação com as comunidades ao longo do percurso é notada pela organização do rally, pelas empresas patrocinadoras e as equipes de competidores. O Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome foi criado em 2002 e chega a sua 27ª edição. Está voltado para as comunidades ao longo do percurso e funciona durante todo o ano, de três em três meses e não apenas no calor do Rally. ” O Rally passa, mais a solidariedade tem que continuar”. frisou Tânia Mara.

Os voluntários irão visitar comunidades carentes no percurso do Rally e fora dele, levando cultura, conhecimento, noções básicas de higiene e limpeza e ainda distribuindo 540 kits de higiene bucal pelo Projeto Sorria para o Rally, contendo creme dental, escova, folheto explicativo, 01 brinquedo, 02 livros de histórias infantis cedidos pela Fundação Educar D””Paschoal ao Projeto Idéia Fixa pela Educação, 300 panelas em alumínio, cada uma com 1kg de arroz e 1kg de feijão + 02 livros de histórias, 2.000 peças de roupas usadas, 500 peças de roupas novas para adultos e crianças, sapatos, bicicletas, colchões, cestas básicas, além de produtos de higiene e limpeza (Johnson Diversey). Tudo isto em parceria com as seguintes equipes: Emy – Moto & Cia, RNN Sports e Equipe Petrobras Lubrax.

Sopa Fraterna

O Movimento da Sopa Fraterna é realizado desde 2004 e acontece quinzenalmente, na Igreja Anglicana, em Aliança do Tocantins. A Sopa promove também quatro edições por ano, do Bazar da Pechincha, cuja arrecadação de fundos é destinada para manutenção e aquisição de material para a sede do Movimento. Em todo fim de ano é realizado o Bazar Solidário, apenas para os cadastrados, onde circula uma moeda “fraterninho”, que é usada no dia do bazar e destinada à troca por roupas, calçados e bijuterias. Atualmente são 140 cadastrados, mas atende em torno de 200 pessoas. A Sopa Fraterna conta com diversas parcerias, dentre as quais, comerciantes, alguns membros da Igreja Anglicana, pessoas da comunidade em geral e do programa Compra Direta”, coordenado pelo Ruraltins.

Patrocinadores do Projeto Idéia Fixa:
Artfix, Conclusão Assessoria & Comunicação, Clipping Service, Fundação Educar DPASCHOAL, Goodyear, Renault do Brasil, RNN Sports.

Apoiadores:
DOUBLE X, Johnson Diversey, Jornal Trilha Veloz (www.trilhaveloz.com.br), Performance Academia,Perfumaria Emy, Sig Com e Tendas Kagê.
Idéia Fixa

Verifique também

Ação do Projeto Ideia Fixa pela Cultura realizada em Conchal foi um sucesso!

Com o objetivo de levar um pouco da cultura poços-caldense através de seus livros, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *